arcádia

república

desde 1977

  • Facebook
  • Instagram

História

 A República Arcádia surgiu em 1977 da união de estudantes de cursos variados que com o mesmo objetivo resolveram alugar uma casa, dividir as despesas e assim diminuir o custo de vida. Nascia o que poderia ter sido apenas mais uma república particular em Ouro Preto. No entanto, essa república desde seu nascimento, já demonstrava contornos de sua especialidade, pois até então, não era comum que estudantes de cursos variados convivessem organizados nas tradicionais repúblicas de Ouro Preto. Mas naquela casa da Rua Antonio de Albuquerque, as coisas eram diferentes. Eram estudantes de Engenharia e Farmácia convivendo de maneira tranqüila e dividindo uns com os outros os melhores anos de suas vidas.

 Hoje, com trinta e sete anos de história, a República Arcádia ainda encontra-se no mesmo lugar e a solidariedade, amizade e companheirismo de outrora tem crescido juntamente com o passar dos anos. Já são cinquenta e oito os Ex-Alunos, onze os Ex-Alunos homenageados, cinco os moradores e infinitos os casos e histórias que passam de geração a geração.

 Contudo, entre todos esses casos, um deles merece destaque. Merece destaque por se tratar da forma como se tentou concretizar um sonho antigo que povoava o pensamento dos Árcades de todas as gerações, de todos os anos, “Uma casa Própria”. Foi em setembro de 1997, quando o antigo proprietário da casa onde se encontra a República Arcádia, não demonstrando interesse em renovar o contrato de aluguel, trouxe aos Árcades a ameaça de perda de toda sua história e tradição. Por esta época, descobrimos que havia uma casa da Universidade desocupada e vimos, então, a possibilidade de salvarmos nossa história, nosso passado e garantirmos nosso futuro.

 Foram varias as inspeções e as visitas noturnas para que pudéssemos analisar friamente a maneira de realizarmos a ocupação. Em reunião traçamos os planos, que realizados de maneira precisa vieram a nos levar para dentro da casa. Em poucas horas todos nossos moveis já estavam e de mãos dadas rezamos, agradecendo o sucesso da operação e pedimos a Deus que abençoasse nosso novo lar. Era exatamente duas horas da manhã do dia seguinte, quando pregávamos com orgulho na nova casa a placa de nossa República. Na época os moradores eram os seguintes: Sombra, Perninha, Da Lua, Bolota, Kliança, Bikudo, Fissura e Requeijão, acompanhado dos amigos Amber Vision e Kokim. No entanto, apesar da alegria momentânea e sucesso aparente, as coisas não foram fáceis, pois não tínhamos sequer o apoio total dos alunos, posto que as mulheres entendessem não ser viável mais uma república masculina da UFOP. Acabamos por nos retirar da casa invadida com promessas, nunca cumpridas de recebermos uma moradia da Universidade.

 Mas a frustração do fracasso cedeu lugar a um orgulho enorme que tomou conta de nós, pois havíamos tentado retribuir à casa que nos proporcionou alguns dos melhores anos de nossa vida um pouco de tranqüilidade e a certeza de imortalidade. Contudo para quem é verdadeiramente Árcade, o futuro de nossa casa estará sempre garantido e a República será sempre imortal, pois não fomos unidos por paredes ou por um teto, o que nos une é amizade, a tradição e o respeito, e esses sentimentos não precisam de casa, precisam apenas de retribuição.

 Entretanto, a realização do sonho que antes tentado a tão duras penas, de modo quase clandestino, se concretizou finalmente. No ano de 2004 com nossa união conseguimos financiar a casa. Cada Ex-Aluno e morador contribuíam mensalmente para pagar as noventa parcelas financiadas. Durante três anos o lucro do carnaval foi revertido para o financiamento e no ano de 2007 tivemos a felicidade de quitar as últimas parcelas. A Arcádia agora é nossa! Tal realização se deveu principalmente ao espírito fraterno que unem todos aqueles que por aqui passaram e de que alguma maneira contribuíram para fazer desta República um local único onde só quem morou ou mora sabe. A Gloriosa Republica Arcádia tem agora assegurada a perpetuação de sua história, tradição e seu espírito fraterno na história de Ouro Preto.

Organização

 No ano de 2000 foi criada a Associação dos Ex-Alunos e moradores da Republica Arcádia (AARCÁDIA) sendo administrada por Diretor, Vice-Diretor, Secretário/tesoureiro e vice-secretário/ tesoureiro, a serem eleitos em assembléia geral, respeitada a porcentagem de 50 % (cinquenta por cento) dos cargos destinados a sócios honorários e 50% (cinqüenta por cento) destinados a sócios efetivos, como descrito no capitulo quatro do estatuto da Associação.

 Em períodos regulares são realizadas reuniões entre os moradores (sócios honorários) onde são discutidos assuntos definidos em pauta. Em casos extremos é convocada a Assembléia Geral (Ex-alunos – sócios efetivos, moradores – sócios honorários). Nas reuniões periódicas designam-se responsáveis para atuar nas diversas atividades da república.São exemplo delas a organização do Bloco da Praia, a organização da “É pra Fechar” (festa beneficente para ajudar o Lar São Vicente de Paula), membro representante na REFOP, Tesouraria da república entre outras tarefas provisórias como funções no carnaval e na Festa do 12.

Evolução Física

 Em 1977, quando a República Arcádia foi fundada, não houve nenhum tipo de reforma na sua estrutura física, visto que esta se encontrava em bom estado e pelo fato do imóvel não ser próprio.

 Ao longo de trinta e dois anos porém, a adaptação e melhoria na infra-estrutura da república foi fundamental para melhor aproveitamento do seu espaço e para sua manutenção. Essas reformas e investimentos foram todos possíveis através dos esforços dos moradores que estavam presentes nas determinadas épocas.

 Quando o imóvel ainda não era próprio, houve compra de Freezers, equipamentos de som, de boate, eletrodomésticos, computadores, entre outros. Em 2004, porém, houve a proposta de venda da casa. Diante de toda história e tradição da república vivida, a Arcádia cogitou a possibilidade da compra do imóvel que foi possível através de arrecadações dos ex-alunos e financiamento de uma parcela do valor. Assim, com o lucro obtido pela organização do Bloco da Praia e arrecadações mensais do ex-alunos, pudemos realizar ao longo de três anos a quitação desse financiamento e a conclusão da nossa compra.

 Assim, com parte desse dinheiro, pudemos também investir em reformas na casa para aprimoramento e aproveitamento do nosso espaço físico. Dentre essas reformas, já houve melhorias nos banheiros, reforma elétrica, pinturas na casa, reforma no sótão para abertura de uma sala de estudos e uma sala de cinema, entre outros.

 É importante frisar que todo dinheiro arrecadado sempre foi e é totalmente revertido nos diversos investimentos da república onde é observado o crescimento de nossa eterna República a cada geração de moradores que passam por aqui.
 

Reza

Quem mora na Arcádia, bota pra quebrar!

A moçada bebe pras mulheres encantar!

Bebem a felicidade para a saudade espantar!

Hoje a bandeira da Arcádia é samba e love no ar!

Na Arcádia não tem pra ninguém!

Todo mundo bebe e kamofa no CAEM!

Quem mora na Arcádia volta e sempre se dá bem!

Quem mora na Arcádia volta e sempre se dá bem!

AÊÊÊÊ!!!!

Música

Os árcades são a alegria deste lugar,

 

Todo dia é festa quando sentam num bar

 

Os mais velhos numa mesa são como uma lição

Bebendo a tarde inteira e cantando uma canção

Quem não tem amor ao mundo não vem neste lugar, 

Quem não vê nossas montanhas não tem mais pra onde olhar

Quem tem medo, traz no peito o óbolo da precaução

Eu trago um anjo nos braços e Ouro Preto no coração.

Reza de Pinga

Quando penso que não, 

Estou com um copo na mão!

Quando digo "ah nem",

A cachaça vem!

Mas sou um árcade e não sou de correr

E é desse copo que eu vou beber!

Deus é pai
E a cachaça vai!

NOSSO TELEFONE

(31) 3551-6106

(31) 99945-4838

NOSSO EMAIL
ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

R. Antônio de Albuquerque, 160 - Pilar

Ouro Preto - MG

CEP: 35400-000

 

© 2019 República Arcádia | Site orgulhosamente desenvolvido por Abaporu